12/9/2013 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O público poderá conhecê-los em outubro, quando eles serão colocados no recinto. Enquanto isso, a comunidade poderá votar em nomes para os bichos em uma urna que estará na biblioteca do Zoo
A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) está comemorando os três meses de vida de dois filhotes machos de lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), nascidos no dia 13 de junho no Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros". A espécie consta da lista oficial dos animais ameaçados de extinção do Ibama e classificada na categoria vulnerável da IUCN.
"O nascimento desses dois lobos está sendo considerado um sucesso, pois se trata da concretização das metas de conservação da espécie, proposto no Plano de Ação Nacional para o Lobo-Guará, coordenado pelo ICMBio. Parabéns a toda equipe do nosso Zoológico", declara Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente.
O lobo-guará habita atualmente o ecossistema de Cerrado e áreas abertas da Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, assim como alguns países vizinhos, como Paraguai e Argentina. As principais causas de ameaça de extinção da espécie são os atropelamentos, perda de habitat, caça, entre outras.
Desde a década de 80, o "Quinzinho de Barros" atua no programa nacional de manejo da espécie e desenvolve pesquisas nas áreas de veterinária, biologia e genética - um trabalho muito importante para a conservação do lobo-guará.
Nos anos 90 foi criado junto à Sociedade de Zoológicos do Brasil o Plano de Manejo para o lobo-guará em cativeiro. Desde então, diversos zoológicos somam esforços para conservar a espécie. Mais recentemente, o Zoológico de Sorocaba vem trabalhando conjuntamente ao Plano Nacional de Ação para a Conservação do Lobo-guará coordenado pelo ICMBio.
De acordo com a bióloga Cecília Pessuti, da Secretaria do Meio Ambiente, os filhotes são de uma primeira cria de um jovem casal habitante do Zoo. Os bichos tiveram que ser retirados do recinto com alguns dias de vida para garantir sua sobrevivência, e foram colocados no Setor Veterinário e Extra do parque, local onde ficam os filhotes em crescimento, onde eles receberam cuidados intensos dos médicos-veterinários e biólogos.
"No cativeiro algumas vezes, eles precisam ser retirados do convívio com a mãe, devido a diversos problemas, entre eles doenças, condições climáticas adversas e risco de morte", explica Cecília Pessuti.
Já o público poderá conhecer os filhotes somente no mês de outubro, quando então eles serão colocados no recinto do Zoo. Depois disso, eles serão enviados a outros zoológicos.
Escolha nomes para os filhotes de lobo-guará
Nesta quarta-feira (11), data em que é comemorado o Dia Nacional do Cerrado, a Secretaria do Meio Ambiente fez o lançamento da campanha para a escolha dos nomes dos dois filhotes de lobo-guará.
O objetivo é divulgar a maior espécie de canídeo sul-americano, típica do cerrado brasileiro e que, atualmente, está na lista das espécies ameaçadas de extinção.
Até o dia 4 de outubro, pessoas de todas as idades poderão votar em dois nomes para os filhotes numa urna que ficará na biblioteca do setor de Educação Ambiental do Zoo. As opções são: Baru, Lupim, Faísca, Apolo, Félix e Chuck.
O garoto Vitor Hugo Santos Lima, de 8 anos, de Jundiaí, estava no Zoológico, em uma excursão com a escola onde estuda, e viu pela primeira vez um lobo-guará. "Não conhecia esse bicho e aprendi que ele pode até deixar de existir se a gente não cuidar melhor do meio ambiente", contou o garoto. Depois de ouvir as explicações da equipe de Educação Ambiental, ele fez sua parte e votou em nomes para os novos habitantes do parque.
Os nomes mais votados serão divulgados no dia 12 de outubro, Dia do Lobo-Guará, que será comemorado no Zoo com uma programação especial. O "Quinzinho de Barros" está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.