21/6/2017 - Sorocaba - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O Dia Mundial dos Crocodilianos será comemorado no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros nesta quarta-feira (21). Serão duas atividades gratuitas que acontecerão no Zoo de Sorocaba, todos os visitantes podem participar. Confira a programação abaixo:
– Das 9:30h às 16:30h terá a exposição “Espécies brasileiras de crocodilianos”: A exposição, acontecerá no ônibus da Educação Ambiental, com exemplares taxidermizados (empalhados) e peças biológicas de algumas espécies brasileiras de crocodilianos.
– Às11h, 14h, 15h e 16h acontecerá a “Hora do bicho” do jacaré-açu: Breve explicação, em frente ao recinto do jacaré-açu, sobre características e curiosidades desta espécie e do indivíduo que vive no zoo.
O Zoológico de Sorocaba participa de ações em prol da conservação de espécies da fauna brasileira, entre elas os jacarés, principalmente através da participação em pesquisas e na elaboração de Planos de ação.
Os Crocodilianos
O Dia Mundial dos Crocodilianos é oficialmente marcado em 17 de junho, faz parte de uma campanha global de conscientização e sensibilização, com o intuito de chamar atenção das pessoas para a situação das espécies de crocodilianos em todo o mundo. Os crocodilianos são animais carnívoros que surgiram na Terra há aproximadamente 80 milhões de anos. Possuem um corpo alongado coberto por escamas e uma cauda longa e forte, que é muito importante tanto para sua defesa quanto para sua locomoção. Costumam passar a maior parte do tempo na água, no entanto, como são répteis e não possuem uma temperatura corporal constante, também gostam muito de ficar tomando sol nas margens.
Mundialmente existem 23 espécies de crocodilianos, que são representadas pelos chamados jacarés, crocodilos e gaviais. No Brasil, existem 6 espécies, todas de jacarés, ou seja, apesar de muita gente pensar o contrário, não existem crocodilos no Brasil. As espécies brasileiras são: Caiman crocodilus, Caiman latirostris, Caiman yacare, Melanosuchus niger, Paleosuchus palpebrosus e Paleosuchus trigonatus. A espécie Melanosuchus niger, popularmente conhecida como jacaré-açu, é a maior do Brasil, chegando a pesar 300 quilos.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.